Panorama geral
A Lua Cheia de Gêmeos em 7 de dezembro provavelmente terá um impacto significativo. No momento da lunação, que se aperfeiçoa às 20h07, Luna está em conjunção estreita com Marte retrógrado, e o Sol se opõe exatamente a MARTE, menos de duas horas depois (16°05′ Sagitário-Gêmeos). Palavras e ações do passado retornam, especialmente aquelas que foram motivadas por medo, raiva ou justiça própria. Esta luz que é lançada sobre nossas necessidades mais profundas. Somos estimulados a tomar novas decisões que orientarão nossos próximos passos quando Marte ficar direto no início de janeiro, sem esquecer que Marte está “out of Bounds”, fora dos limites, o que intensifica o tom belicoso do periodo.
Os dias que antecedem o solstício de dezembro podem parecer surpreendentemente esperançosos, dada a reentrada otimista de Júpiter em Áries em 20 de dezembro. Este antes no signo de Carneiro, de 10 de maio a 27 de outubro de 2022. Júpiter rege os sistemas de crenças e Áries é conhecido por ir com ousadia aonde ninguém foi antes . Começando com o solstício de Capricórnio, até Júpiter entrar em Touro em 16 de maio, o idealismo e a fé impulsionam o movimento e o entusiasmo por novas aventuras é amplificado. É provável que o lado sombrio de Júpiter em Áries também seja aparente durante esses meses, por meio de uma identificação excessivamente forte com opiniões pessoais, bem como uma impaciência ao lidar com aqueles que pensam de maneira diferente de nós. Embora o destino possa recompensar a ação inspirada, deve-se tomar cuidado para olhar além da necessidade de gratificação imediata se quisermos receber benefícios de longo prazo desse trânsito.
Na época do solstício, que ocorre quando o Sol entra em Capricórnio em 21 de dezembro, o Sol está em quadratura com Júpiter e sesquiquadratura com Urano. Como o mapa do evento define o tema para os próximos três meses, a inquietação também é intensificada com a Lua em Sagitário para começar a nova temporada. A chocante semiquadratura Júpiter-Urano, que pode se manifestar como inesperados acidentes, terremotos, tempestades elétricas ou outras condições ambientais e geológicas instáveis, é exata apenas dois dias depois, em 23 de dezembro. um momento em que podemos precisar lidar com os medos e inseguranças que interferiram na nossa capacidade “aproveite a vida e relaxar” e talvez complicando os planos para celebração do Ano Novo Mercúrio estacionário e preparando para a retrogradação em Capricórnio em 29 de dezembro.
A primeira lunação de 2023 é uma Lua Cheia introspectiva em Câncer em 6 de janeiro, oposto a Mercúrio retrógrado, quadrado Quíron e sextil a Urano . Esta Lua Cheia solicita uma revisão das decisões recentes relacionadas à saúde pública, com possibilidade de encontrar novas estratégias para ajudar a gerenciar problemas. Ao mesmo tempo, com Eris e Marte, dois planetas muito impulsivos em força durante as primeiras semanas de janeiro, pode ser difícil para alguns serem pacientes Eris direto em 23°55′ Áries em 11 de janeiro, e Marte parando a 8°07′ Gêmeos em 12 de janeiro.
Um sextil Saturno-Eris fica exato em 14 de janeiro ajudando a estabilizar as energias desenfreadas. Mais dois planetas completam suas fases retrógradas na segunda metade de janeiro; uma vez que Mercúrio estaciona em 8°08′ Capricórnio em 18 de janeiro e Urano segue o exemplo a 14°56′ de Touro em 22 de janeiro, A partir dai, todos os dez planetas estarão se movendo diretamente.
A primeira Lua Nova de 2023 , ano novo chinês; ocorre no progressivo Aquário em 21 de janeiro, começando um ciclo lunar agitado que atinge um clímax surpreendente com uma Lua Cheia no teatral Leo em 5 de fevereiro; esta lunação pode ser bastante agitada, pois tanto os luminares estarão em quadratura com o imprevisível Urano. Adicionando ao senso de urgência neste momento, Plutão entra o grau final crítico de Capricórnio em 12 de fevereiro.
Enquanto o planeta Plutão navega esse grau anarético do signo, as falhas e fraquezas de figuras de autoridade e governos são mais claramente revelados. Uma sesquiquadratura Marte-Plutão em 14 de fevereiro também contribui para comportamentos erráticos. No encontro anual do Sol com o responsável Saturno em 16 de fevereiro pode ajudar a restabelecer alguma aparência de ordem.
Ainda dentro do orbe de sua conjunção com o Planeta Saturno, o Sol entra em Peixes em 18 de fevereiro e se une à Lua em 19 de fevereiro, definindo as energias para um ciclo lunar muito menos dramático – mas talvez mais produtivo.
No mesmo dia da Lua Nova, Vênus inicia seu trânsito de Áries , inspirando novos riscos criativos e românticos pelos próximos 26 dias. Oportunidades memoráveis nessas áreas são destacadas quando Vênus se une expansivo Júpiter em 1º de março.
O início de março há o encontro de Mercúrio e Saturno no grau anarético de Aquário; sua conjunção exata em 2 de março ocorre menos de nove horas antes de mercúrio entrar em Peixes.
Este encontro Mercúrio-Saturno representa uma forte verificação da realidade, tornando-nos conscientes do progresso social (ou falta dele) que foi alcançado nos últimos anos.
A analítica Lua Cheia de Virgem em 7 de março também aumenta a tendência de julgar as situações com um olhar crítico. Este é o mesmo dia em que Saturno entra no signo dos Peixes para um trânsito de dois anos. Indiscutivelmente o evento astrológico mais significativo no primeiro trimestre de 2023. A tarefa de Saturno, como sempre, é nos ajudar a ser mais objetivos sobre as atividades associadas ao signo em trânsito. Enquanto estiver em Peixes, o Planeta estará nos pedindo para investir em nossos ideais de modo concreto, em vez de apenas desejar que nossos sonhos se tornem realidade. Sob a vigilância de Saturno, não é mais aceitável meramente adotar valores espirituais; devemos agora implementá-los, para ver se eles podem estar à altura dos testes de sua aplicação prática.
Este é um momento para demonstrar como a maturidade espiritual pode realmente mudar o mundo. Aqueles que estão envolvidos em projetos que utilizam as qualidades de imaginação e intuição de Peixes podem dar forma às suas aspirações criativas enquanto Saturno estiver em Peixes.
Como Peixes é considerado um signo feminino, mas Saturno representa a autoridade patriarcal, também vemos exemplos de mulheres assumindo papéis tipicamente dominados por homens durante a última jornada de Saturno por Peixes.
Será um exercício astrológico interessante acompanhar como esses temas se desenrolam nos próximos dois anos. Saturno passará pelo décimo segundo signo desde o início de março de 2023 até entrar em Áries no final de maio de 2025; o Planeta ficará retrógrado e revisitará Peixes do início de setembro de 2025 a meados de fevereiro de 2026.
O esperançoso Júpiter pode inspirar desejos ou exagerar na inseguranças quando se une a Quíron em Áries em 11 de março; se for o último, esse alinhamento também oferece uma oportunidade para curar feridas que minaram a fé e a autoconfiança.
No entanto, as direções do “mundo real” não são claras, pois Marte faz quadratura a Netuno em 14 de março; um estado de espírito nebuloso também é provável, devido à aproximação de Mercúrio em conjunção com Netuno e em quadratura com Marte.